quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Top 25 Games para Linux de 2008

Tem muita gente argumentando por ai que um dos pontos fracos do Linux é a falta de jogos de qualidade. Nesse ponto eu discordo. O Linux sofre uma carência em jogos FAMOSOS, mas jogos de qualidades tem aos montes.

E qual a diferença? Só o $$$ envolvido. Os fabricantes de jogos preferem lanças seus produtos para o sistema operacional dominante em desktop, ou seja, espera mais retorno financeiro. Por isso investem em marketing pesado e ainda contam com o marketing dos jogadores, e os jogos para Linux são poucos conhecidos, pois só são divulgados pelos jogadores e não por imensas companhias globais com bastante grana para investir em propaganda.

Você jogador, que usa Linux e conhece tudo de jogos para Windows, agora vai vai ser apresentado uma lista de 25 jogos de qualidade para Linux (open source games).

A lista eu peguei e fiz uma breve tradução deste site:
http://whdb.com/2008/top-25-linux-games-for-2008/
A sequência mostrada não significa a ordem de melhor para pior. A intenção é listar jogos para Linux, mas se tiver disponibilidade para outros sistema também sera indicado.

Ah! Todos sem precisar gastar seu rico dinheirinho! Vou relacionar os 10 primeiros, o restante você consegue no link acima. Vamos a ela:

* Spring - (Linux, Windows) RTS - Modificação de Total Annihilation (algo parecido com StarCraft, só que em 3D) Price: GPL (adoro o som dessas três letrinhas juntas!).
http://spring.clan-sy.com/wiki/Ubuntu_install
http://trac.caspring.org/wiki/CAInstaller

* Tremulous - (Linux, Windows, Mac) FPS - Similar a Quake / Gloom. Price: Free. Download (Linux, Windows) Download (Mac).

* FreeCiv - (Linux, Windows, Mac) Estratégia - O jogo começa nos tempos antigos, o jogador vai evoluindo sua civilização até o espaço! Similar a Série Civilization / Série Age of Empires. Price: Free. Download.

* Nexuiz - (Linux, Windows, Mac) FPS deathmatch - Similar a Quake / Unreal. Price: Free. Download.

* Alien Arena - (Linux, Windows) FPS - Similar a Quake / Unreal. Price: Free. Download.

* Battle For Wesnoth - (Linux, Windows, Mac) Estratégia por turnos - Battle for Wesnoth é ambientado em um cenário de fantasia, onde os jogadores podem construir exércitos com lutadores das mais variadas raças. Price: GPL. Download.

* Scorched 3D - (Linux, Windows, Mac) Estratégia por turnos - Batalha de artilharia pesada. Price: Free. Download.

* Frets On Fire - (Linux, Windows, Mac) Musical? - Similar a Guitar Hero. Price: GPL. Download.

* Secret Maryo Chronicles - (Linux, Windows) Plataforma 2D - Inspirado pelo famoso Super Mario Bros. Price: GPL. Download.

* World Of Padman - (Linux, Windows, Mac) FPS Comic- Price: Free. Download.