sábado, 15 de novembro de 2008

Copiar e Restaurar é so começar!

Um tempo atrás eu soube que alguns modelos de notebook vinham com o HD particionado, uma partição de uso normal e outra não acessível pelo sistema operacional [S.O], usada como partição de recuperação [restore], pois continha uma imagem pré-gravada pelo fabricante do notebook para, se necessitar, o dono poder executar o Restore pela opção de boot, que restaura o S.O para o mesmo momento de quando foi comprado.

Pensei: - Para um notebook 10 gigas é muito espaço "perdido". E pra quem usa Linux esse sistema de Restore não é muito útil, pois restaura o S.O comprado com o notebook, que provavelmente é um "Windows qualquer da vida" [alguém ai mencionou compra casada?].

Pensei que seria uma boa usar essa técnica de Restore nos PCs da empresa, pois a maioria do pessoal só armazena documentos leves, então 10 gigas de HD não fariam falta.

Começaram os "devaneios" e ideias mirabolantes de como fazer isso. Claro que lembrei do Ghost e do Gparted, mas queria algo 100% Software Livre. Pesquisando achei vários, mas um chamou mais minha atenção o "Phantom System" [acho que esse nome foi inspirado mais pelo 'Ghost' do que por um antigo console {ou não! ;¬)}]. Projeto nacional muito bem feito, faz o que promete e com acabamento impecável, e o melhor: é Livre!

Esse programinha [com 17 megas e com interface gráfica] vem numa imagem .iso de boot que pode ser gravado em CD e possui várias funções, dentre elas: - Criar e salvar imagem .iso da partição em servidores de imagem [pela rede] ou em outra partição ou disco, - Restaurar imagem .iso, - Recuperar dados de HD ruins, - Clone HD-p-HD, - Formatador e Particionador texto, - Quebrar Senha, - Etc...

Recomendo! Esse é o verdadeiro [Ctrl+C], [Ctrl+V] dos HDs! ;¬D

Phantom System: http://www.phantomsystem.com.br/

EDIT:
Não sei o motivo, mas acho que ferramenta mudou de nome para:
Phantom Clone: http://phantomclone.com/

Nenhum comentário: