sábado, 20 de junho de 2015

Debian 8: Vamos falar dos softwares.


Vamos falar dos softwares/pacotes que eu costumo, e recomendo, instalar depois da instalação do Debian, apesar de eu me referir ao Debian quase todas as dicas aqui valem para o Ubuntu.

Vamos ver aqui como instalar o Telegram Messenger, Popcorn Time, Tor Browser, Opera, Adobe/Pepper Flash Plugin, Plugins do Java (para acessar os bancos), falar do instalador visual de pacotes do GNOME, das fontes da Microsoft além das configuração de idiomas do sistema e do LibreOffice, pois gosto da instalação do Debian em inglês mas com suporte aos formatos do Brasil, assim como o corretor.

Para começar precisaremos adicionar novos canais nos repositórios:


1. Abra o terminal e vire root e edite os repositórios para adicionar contrib e non-free:

/bin/su -
nano /etc/apt/sources.list


São duas linha, o que era assim:

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie main
deb http://security.debian.org/ jessie/updates main


Vai ficar assim:

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ jessie main contrib non-free
deb http://security.debian.org/ jessie/updates main contrib non-free


1.1. Atualize a lista de pacotes:

apt-get update


2. Vamos continuar com os pacotes do sistema/APT:

2.1. Novo Flash Player, Pepper (Opera e Chromium):

apt-get install pepperflashplugin-nonfree


2.2. Antigo Adobe Flash Player (Firefox):

apt-get install flashplugin-nonfree


2.3. Fontes da Microsoft:

apt-get install ttf-mscorefonts-installer


2.4. Mais plugins para o Gedit:

apt-get install gedit-plugins


2.5. Instalar o plugin do Java (e o Java), usado por vários bancos (Affs!): (teste aqui)

apt-get install icedtea-plugin


3. Para quem, assim como eu, instalou o Debian em inglês:

3.1. Suporte Português do Brasil para LibreOffice:

apt-get install libreoffice-help-pt-br libreoffice-l10n-pt-br


3.2. Abra o LibreOffice, vá em Tools e depois em Options..., abra Language Settings e clique em Languages, coloque Portuguese (Brazil) em: User Interface, Locale Settings e Western, em Default Currency coloque BRL. Aproveitando, na opção Advanced, um pouco mais acima, desmarque Use Java runtime clique em OK, abra e feche o LibreOffice e verifique se a barra de idiomas mudou.



3.3. Vamos mudar o formato de hora e data do GNOME (ninguém merece o formato Inglês...), Como root edite o arquivo:

nano /etc/locale.gen


E no começo (meio ou fim) escreva:

pt_BR.UTF-8 UTF-8


Saia salvando e rode o comando:

locale-gen


Agora abra o "painel de controle" do GNOME chamado de simplesmente de Settings, siga para Region & Language, clique na opção Formats escolha Brasil e clique em Done, a barra superior do GNOME mudou o formato das datas.



4. Aplicativos extras (standalone ou portables):

São aplicativos que dispensam instalação por instaladores, primeiro crie um diretório (ou pasta) no seu HOME, veja:



Basta fazer o download dos softwares e descompactar dentro dessa pasta, todos os Apps vão ficar nela. Lembre-se que só você vai ter acesso a esses aplicativos.

Atalhos podem ser criados de forma bem simples: Vá no diretório do aplicativo, clique com botão direito em cima do losangolo roxo, depois em Make Link (Criar Atalho) e mova esse novo atalho para a área de trabalho.

Para mudar o ícone desse atalho eu recomende baixar uma imagem .PNG do mesmo no website oficial salvar na em ~/Applications, clicar com botão direito em cima do atalho e em propriedades, clique no losangolo roxo ao lado do nome e escolha qualquer imagem da sua preferência para o ícone, ou algum ícone padrão do sistema em: /usr/share/icons

Sugestões da aplicativos:

4.1. Telegram: https://telegram.org/desktop
4.2. Popcorn Time: http://popcorntime.io/#get-app
4.3. Tor Browser: https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en
4.4. Firefox: https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/#download-fx
4.5. Sublime Text: http://www.sublimetext.com/

5. Instalador visual do GNOME como padrão

O Debian 8/GNOME abandonaram a ideia do uso do Software Center (vindo do Ubuntu) para gerenciar os pacotes (via interface gráfica) do repositório e dos pacotes.deb baixados e também não abraçou a ideia do Gdebi por padrão (eu acho melhor que o Software Center grandalhão).

Agora ele traz seu próprio instalador visual de pacotes baixados chamado Package Install, e como gerenciador APT dos pacotes dos repositórios utiliza o muito antigo, bom e conhecidíssimo (salve,salve) Synaptic. Percebi, também, que veio incluído outro gerenciador visual mais leve e simples chamado de Packages (Package Manager for GNOME).

5.1. Deixar o Package Install como padrão para arquivos .deb:

Baixe um pacote .deb qualquer (pode ser o Opera, veja abaixo), clique com o botão direito em cima e depois em "Propriedades", "Abrir Com", clique em Package Install (não sei o nome em Português) e clique em "usar como padrão". Pronto! Acabou a chatice de dar dois cliques em um arquivo .deb e abrir o descompactador. :D



6. Opera Browser

Gosto muito do Opera, uso a muito tempo, no notebook do trabalho eu gosto da ideia de dividir um navegador para as coisas do trabalho e outro para as coisas pessoais. Fico sempre com o Firefox e com o Opera.

Depois da decisão de mudar para a engine do WebKit, o Opera deu um tempo na versão para Linux mas já resolveu isso a um bom tempo, uso e recomendo.

6.1. Faça o download do Opera em http://www.opera.com/computer e dê dois cliques para instalar (veja dica acima), simples assim.

7. Gnome-Tweak-Tool

Utilize o Gnome-Tweak-Tool para personalizar seu GNOME como: Cor das janelas, novos temas para o mouse, temas para o Desktop, extensões do GNOME, fontes, botões de minimizar e maximizar nas janelas, etc, etc...

8. Ufa! Que maratona, comecei achando que a postagem ia ficar compacta, mas a medida que eu escrevia eu lembrava de mais coisas. :D Como eu Disse, a maioria das dicas aqui valem para o Ubuntu.

Já estou pensando em passar a régua no Debian 8 (enquanto ainda esta novo) para testar o SteamOS...

Nenhum comentário: