sexta-feira, 19 de junho de 2015

Novidades do mundo GNU/Linux


Olá, como vamos? Vamos de Linux! :D

Depois de um tempo sem me aventurar por novos mares do mundo GNU/Linux, venho com novidades, tudo por uma sucessão sucessivas de coincidências, vamos em partes.

A primeira foi que meu querido notebook pessoal HP G42-271BR (AMD Athlon II P340 Dual-Core Processor + ATI Mobility Radeon HD 4250) começou a capengar, em abril deu defeito desconhecido no som e no adaptador sem fio, em maio foi a vez do disco rígido (320GB) ir para o saco de vez e coloquei o HDD do meu finado PS3 nele (80GB!!), como eu estava utilizando o Ubuntu GNOME 14.04 LTS "Trusty Tahr" lançado em 2014-04-17, resolvi dar uma chance ao recém chegado Ubuntu 15.05 "Vivid Vervet" (2015-04-23).


Rapaz, muito ruim (kkkkk). Calma! Deixa eu me explicar jovem! :D


Por algum motivo (tosco) no lugar de instalar o Ubuntu GNOME 15.04 eu instalei a versão padrão mesmo e como sou fan do Gnome 3, pois estou bastante habituado, rodei logo um "apt-get install gnome-shell" na veia mano, sem perdão para o Unity :D. Tenho que falar que algumas janelas ficaram com o fundo preto muito feio e até o GNOME Tweak Tool estava bugado, fiquei muito chateado, além do som continuar sem funcionar, muito chato isso, toda vez tenho que ligar na TV pelo HDMI para ver filmes, bem pelo menos o WiFi voltou a funcionar, mesmo assim deixei de lado, foi quando achei no meu e-mail a notícia do lançamento da atualização do Debian 8 "Jessie" (originalmente lançado em 25 Abr 2015) para a versão 8.1 (06 Jun 2015)!

Essa é a hora certa para usar o Debian, quando sai o primeiro update (8.1), passei a régua no Ubuntu e estou aqui escrevendo do Debian 8 para vocês, a primeira coisa que me aconteceu foi a ausência do modulo do adaptador sem fio (aiai Debian, sempre o WiFi), de cara eu já recomendo baixar a versão do Debian non-free firmware (baixar aqui) embutidos para tentar evitar os percalços que eu (e um mói de gente) passa por causa da filosofia do Debian, que a principal é entregar a versão oficial do Debian completamente livre de softwares proprietários e com o código-fonte disponível, tudo "libre".


Outra coisa é que estou achando tudo um pouco lento para começar do zero, além de demorar um pouquinho (mais que o habitual) para o GNOME subir, começar o Opera e o Firefox/Iceweasel também, acho que tudo ficou mais lento agora que no Debian 7/Ubuntu 14.04, pode sem impressão mesmo, ou pode ser que esse Debian com o systemd no lugar do SysVinit consome mais recurso, vamos ficar de olho.

Na próxima postagem pode ser que eu fale do como eu resolvi os problemas da falta de módulos (
firmware-linux-nonfree). Até a próxima! :D

Nenhum comentário: